As voltas da vida
V de Viver
Deitada na minha cama vejo o sol forte de outono entrar através das cortinas. Deleito-me quando ele me aquece, ligeiramente, as pernas. Penso como a vida dá voltas. E como nos troca as voltas. Penso como ela nos dá certezas para, logo de seguida, nos dar dúvidas. Aquela velha e repetida expressão: "quando achas que tens todas as respostas, vem a vida e muda todas as tuas perguntas", nunca antes fez tanto sentido.
Estou em paz. Julgo que o escrevo mais para ter a certeza de que estou, para me convencer a mim mesma de que estou. Mas se não estou quero estar. Por isso, uso o meu pensamento a meu favor e convenço-me de que estou em paz, com certeza ficarei.
Mas não consigo deixar de pensar em como a vida nos dá rasteiras. Em como nos tira as certezas. Em como de um momento para o outro, sem explicação, ela nos muda toda uma perspetiva do que é certo ou errado, do que devemos ou não fazer. Do que queremos ou não queremos. Do caminho que devemos ou não trilhar.
A vida dá voltas. E de tantas voltas que dá acaba por nos levar umas pessoas e trazer outras. Curioso como, por vezes, nos trás pessoas que já fizeram parte da "nossa volta" algum dia. Mais engraçado ainda, como a vida nos trás pessoas que fizeram parte de um episódio curto. Quando digo curto é mesmo isso que quero dizer. Curto. Uma situação. Três minutos da nossa vida. Alguém que não vimos mais. E um dia a pessoa volta. Simplesmente. E começa a fazer parte da nossa vida quase diariamente. E, como a curta situação que vivemos com ela não foi muito agradável, tentamos mantê-la afastada. Olá e adeus. Nem mais uma palavra. E um dia a pessoa quebra o gelo, dirigi-te a palavra. E o que te diz toca-te. Porque tem razão e parece que te conhece melhor que ninguém. Parece que te lê o pensamento. Muda-te. Motiva-te. E ficas pasmada porque era a última pessoa que imaginaste capaz de te dizer aquilo, capaz de te ajudar. E depois a pessoa entra. Começa a entrar na tua vida. E tu paras para pensar, como eu hoje aqui, deitada na minha cama a ver o sol entrar pela janela, em como a vida dá voltas. E em como é imprevisível. E em como te muda as perguntas quando achas que tens a resposta para tudo. A vida dá voltas. E o mais curioso é que não fazemos a mínima ideia de quantas voltas ela ainda vai dar.